A Klabin comprou os negócios de embalagens de papelão ondulado e papéis para embalagens da International Paper no Brasil por R$ 330 milhões. A International Paper soma capacidade de produção anual de 310 mil toneladas, já as operações de papelão ondulado têm capacidade de 305 mil toneladas por ano, com 6,6% de market share no mercado doméstico.
A aquisição faz com que a Klabin passe a ter capacidade instalada de mais de 1 milhão de toneladas de embalagens de papelão ondulado por ano, com participação de mercado de 23,9% e robustece a sua consolidada posição de líder no segmento de papelão ondulado no Brasil.
Com os ativos obtidos, localizados em São Paulo, Goiás e Amazonas, a Klabin contará com fábricas de embalagens de papelão ondulado nas cinco regiões do Brasil, e destaca a chegada com unidade industrial ao Centro-Oeste, reforçando o atendimento ao setor de proteína animal, importante para a economia brasileira e com ampla vantagem competitiva no mundo.
“Estamos sempre atentos às oportunidades de negócios de integração e, após um longo período de negociações, estou bastante satisfeito em anunciar essa operação, que reforça a crença no mercado brasileiro e confirma a nossa visão estratégica de longo prazo”, declara o diretor-geral da Companhia, Cristiano Teixeira.
A conclusão da transação ocorrerá somente após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).