Succinity GmbH, uma joint venture entre Corbion Purac e BASF para a produção e comercialização de ácido succínico de base renovável, iniciou as operações da sua primeira unidade de produção em escala comercial.
A planta, localizada no site da Corbion Purac em Montmeló, Espanha, tem uma capacidade anual de 10 mil toneladas. A Succinity GmbH planeja uma segunda instalação em grande escala, a decisão final sobre o investimento dependerá de uma introdução bem sucedida no mercado.
O processo Succinity utiliza síntese bacteriana com o basfia succiniciproducens, que permite o uso flexível de diferentes matérias-primas. O método de processamento garante a produção de ácido succínico renovável de alta qualidade.
Com base em avanços tecnológicos e uma maior necessidade de intermediários renováveis, a BASF e a Corbion Purac trabalham no desenvolvimento do ácido succínico derivado de fontes renováveis desde 2009.
O ácido succínico pode ser utilizado em uma variedade de aplicações, como na produção de PBT e poliuretanos, revestimento e compósitos de resinas, plastificantes e 1,4 butanodiol. Entre os produtos finais estão calçados, embalagens e tintas, por exemplo.
Outras empresas também oferecem ácido succínico de base renovável, como a BioAmber, Myriant e Reverdia (joint venture entre DSM e Roquette Frères).
Fonte: MaxiQuim