Anellotech, uma empresa americana de tecnologia sustentável focada na produção de produtos químicos renováveis, possui uma parceria com a empresa de bebidas Suntory Holdings Limited, para o desenvolvimento tecnológico de um processo de produção de benzeno, tolueno e xileno derivados de biomassa, com o mesmo desempenho dos produtos derivados de fontes fósseis e com custo competitivo.
Anellotech denominou o processo de Bio-TCAT e após comprovar a confiabilidade à nível laboratorial, a empresa decidiu recentemente construir uma fábrica de desenvolvimento e testes em Silsbee, Texas, EUA. Anellotech pretende concluir a construção e iniciar a operação ainda em 2016. A planta deve fornecer os dados necessários para projetar plantas comerciais que utilizem a tecnologia Bio-TCAT.
Anellotech pretende usar biomassa não alimentar (cavaco de madeira, palha de milho e bagaço) para produzir paraxileno, um precursor do ácido tereftálico (TPA), que compõe 70% da resina PET e é componente chave para produção de garrafas PET 100% derivadas de fontes renováveis.
Suntory utiliza atualmente 30% de matéria-prima de fontes renováveis para produção de suas garrafas PET. Com a parceria, a Suntory pretende desenvolver garrafas PET 100% derivadas de fontes renováveis, utilizando o MEG derivado de fontes renováveis que já está disponível comercialmente e o TPA produzido com o paraxileno da Anellotech.
Suntory, com sede localizada no Japão, opera em várias regiões do mundo, incluindo a Ásia, Oceania, Europa e os EUA. A parceria com a Anellotech começou em 2012 sob um acordo de colaboração que já forneceu mais de US$ 15 milhões em financiamento para o projeto. Além da Suntory, Anellotech recebeu apoio de outro parceiro corporativo multinacional, que investiu $7 milhões em 2015.
A unidade de demonstração foi projetada conjuntamente pela Anellotech e seu parceiro IFPEN e utilizará um novo catalisador desenvolvido em conjunto com a Johnson Matthey. Axens é parceira para industrialização, comercialização, licenciamento global e suporte técnico.
Fonte: MAXIQUIM