A comissão de Gerenciamento de Produto (Gepro) desenvolveu uma planilha de gestão para indústrias químicas, com o intuito de implantar práticas de gerenciamento de riscos e impactos relacionados aos produtos muitas vezes perigosos.
A ferramenta Aquarela, como é chamada, foi lançada no dia 31 de maio e é uma planilha eletrônica que está disponível para download no site da Abiquim. A criação da planilha contou com a expertise de gestores de risco e segurança da Oxiteno, da Rhodia Solvay e da própria Abiquim, todos membros da Gepro. O programa promete ser simples e de fácil operação, ao contrário dos programas de gerenciamento já existentes que são complexos e dessa forma não atingem empresas pequenas e médias que também demandam esse tipo de gestão.
O grau de periculosidade de um produto e o risco associado a ele envolvem características como a exposição a fatores externos durante a aplicação e transporte, por exemplo. As indústrias de grande porte possuem sistemas eficazes de gerenciamento, mas são onerosos e inviáveis para pequenas empresas que agora podem ser atingidas pela Abiquim através da Aquarela.
Com critérios ambientais e de segurança cada mais rígidos, e a qualidade associada à produtos que respeitam essas normas, cada vez mais a análise de risco ganha valor e é bem vista. Empresas de menor porte até agora não eram atingidas e careciam de um modelo de gerenciamento eficaz. Na fase inicial a Aquarela será divulgada com cursos aos associados da Abiquim, mas pretende se espalhar para outras empresas ao longo do tempo suprindo o mercado químico.
Fonte: MaxiQuim