A M&G Chemicals, um dos maiores produtores mundiais de resinas PET e fibras de poliéster, está expandindo sua atuação nos Estados Unidos através de sua nova planta no estado do Texas. A nova unidade tem inauguração prevista para 2017, apesar dos problemas contratuais com a empreiteira americana Industrial Maintenance Services Inc.
De acordo com o Diretor Industrial Global da M&G, Mauro Fenoglio, a empresa encerrou o contrato com a IMS no dia 9 de dezembro do ano anterior, após receber uma demanda de pagamento de US$ 50 M em dois dias. De Escanaba, sede da empresa italiana em Michigan, o diretor afirmou que o pedido estava completamente fora dos contratos estabelecidos. Fenoglio acrescentou que a nova empreiteira, Bay Ltd., situada em Houston, está correndo atrás dos atrasos para concluir a obra dentro dos prazos previamente estabelecidos. Segundo ele, a M&G está analisando as reclamações de empresas subsidiárias da IMS, que reivindicam o pagamento por parte do grupo.
A nova planta da M&G será capaz de produzir anualmente cerca de 1 milhão de toneladas de PET e prevê a criação de 250 empregos permanentes. Além disso, a unidade terá uma capacidade de estocagem de cerca de 1,5 milhões de toneladas de ácido tereftálico purificado (PTA), commodity química utilizada na fabricação do PET.
A fabricante norte-americana de resinas PET DAK Americas já adquiriu os direitos de cerca de 450 milhões de toneladas da produção de PET da planta.
Fonte: Maxiquim