Solazyme e Versalis anunciaram uma parceria para expandir o uso comercial do lubrificante encapsulado Encapso™, um aditivo biodegradável para fluidos de perfuração.
Segundo a Solazyme, Versalis é uma ótima parceria para a expansão global do uso comercial de Encapso, pelos consumidores. Versalis faz parte da divisão de químicos da Eni, empresa líder de petróleo e gás que opera a nível internacional e possui uma rede de distribuição através da qual Versalis pretende expandir o acesso ao mercado e impulsionar as vendas globais de Encapso. Inicialmente, Versalis utilizará Encapso nos campos de petróleo e gás operados pela sua empresa matriz, o que representa uma parcela significativa das atividades de perfuração de petróleo no mundo.
Versalis é uma empresa líder no setor químico com forte compromisso com o meio ambiente e foco crescente em produtos especializados para o mercado petrolífero. Com essa parceria as empresas pretendem trabalhar para conquistar novos mercados, atendendo à crescente demanda energética e a necessidade de redução dos impactos ambientais, oferecendo um lubrificante para perfuração sustentável e de alto desempenho.
Solazyme lançou Encapso no primeiro semestre de 2014. O lubrificante encapsulado será apresentado como parte do recém lançado portfólio de produtos Specialty Oilfield Chemicals, com volume estimado de vendas superando 3 mil toneladas anuais.
Desenvolvido a partir de plataforma de tecnologia da Solazyme, Encapso se diferencia por suas cápsulas inertes, que proporcionam lubrificação de acordo com a necessidade e evitam desperdícios do produto. Segundo a Solazyme, Encapso pode ser reutilizado em várias formulações e aplicações, reduzindo os custos globais dos clientes.
A eficácia do Encapso foi demonstrada em escala comercial em mais de 30 poços de petróleo em bacias nos Estados Unidos e no Canadá, incluindo as principais áreas de exploração petrolíferas nas bacias de Williston, Denver-Julesburg, Permian e no oeste do Canadá.
Com um sistema único de liberação controlada, Encapso aumenta as taxas de penetração, diminui o arrasto e reduz o torque rotacional e fricção em uma variedade de aplicações de perfuração horizontal e vertical. Assim, o lubrificante da Solazyme pode proporcionar custos de perfuração reduzidos e operações aceleradas.
Encapso já é produzido no Brasil, na primeira planta de produção de óleos renováveis a partir de microalgas em escala comercial do País, pela Solazyme Bunge Produtos Renováveis, joint venture entre Solazyme e Bunge Global Innovation. A planta está localizada numa instalação adjacente à Usina Moema da Bunge, em Orindiúva (SP). A capacidade de produção da planta é de 100 mil toneladas de óleo renovável e de 40 mil toneladas de bioproduto por ano.
Fonte: MaxiQuim