A BestBIO premiou a aluna Marcia França Ribeiro Fernandes dos Santos na Categoria Biotecnologia-Bioquímica pelo trabalho “Tecnologia Roadmap para biorrefinaria de lignina”. Sob a orientação das Professoras Suzana Borschiver e Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto, o trabalho foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo ela, a lignina foi escolhida como objeto de estudo por ser produzida em grandes quantidades na indústria de papel e celulose e na indústria sucroalcooleira. “O roadmap gerado permitiu representar a dinâmica da indústria e de sua análise foram identificadas janelas de oportunidades para utilização da lignina na Indústria Química. Com este trabalho, pretende-se contribuir com especialistas (técnicos, pesquisadores, empresários) e demais agentes envolvidos no agronegócio brasileiro e a indústria química (agências, governo) de modo a subsidiar os tomadores de decisão nacional na construção de um cenário favorável ao desenvolvimento do setor agroindustrial, visando a consolidação da posição brasileira no aproveitamento integral da biomassa”, explica.
Ela enfatiza que o estudo pretende fornecer, por meio do technology roadmap gerado, o direcionamento do desenvolvimento tecnológico que as biorrefinarias de produtos da lignina no Brasil podem alcançar em 20 anos – 2010 a 2030.
O Prêmio BestBIO é uma iniciativa independente que tem por objetivo central incentivar a sustentabilidade através da divulgação e reconhecimento aos melhores cases da bioeconomia brasileira, com ênfase no desenvolvimento e geração de energias limpas e renováveis.
Fonte: Best BIO prêmio