ANP realizou (28/11) a cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019, no Rio de Janeiro, onde concorreram 147 resultados de projetos de cinco empresas petrolíferas, outras 20 empresas brasileiras de tecnologia e mais de 40 instituições credenciadas com diversas unidades laboratoriais.
“Estamos aqui para celebrar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no Brasil. Este Prêmio já está se tornando uma tradição. É a sexta edição, realizada em um momento em que nos aproximamos de um novo ciclo, em que vamos aumentar o investimento em produção, e vamos aumentar também os recursos para a cláusula de PD&I. É neste momento que precisamos de mais projetos de inovação. Digo a todos os que estão envolvidos nessa área que aproveitem essa janela”, afirmou o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, na abertura da cerimônia.
A edição 2019 contemplou duas categorias com temas inéditos – “Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS” e “Indústria 4.0” –, além de três categorias com os temas tradicionais de “Exploração e Produção de Petróleo e Gás” e “Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis”. Além disso, houve ainda homenagem à Personalidade Inovação do Ano, e concessão da Menção Honrosa 2019.
Os vencedores foram:
Categoria I: Resultado associado a projeto(s) desenvolvido(s) exclusivamente por Instituição Credenciada, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”
Título: Captura e armazenamento de dióxido de carbono (CCS) e purificação de gases associados (LNG) na produção de petróleo em águas ultraprofundas através do processo de produção de hidratos dos gases
Petrogal e Escola politécnica da USP e Unicamp
Categoria II: Resultado associado a projeto(s) desenvolvido(s) por Empresa Brasileira, com ou sem participação de Instituição Credenciada, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”Título: Sistema Armazenamento e Separação Gravitacional de CO2 e CH4 em Cavernas de Sal Construídas em ambiente Offshore de Águas Ultra Profundas no Brasil Shell, USP – RCGI, Modecom, Technomar, Argonautica, Granper
Categoria III: Resultado associado a projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis”
Título: Centro de Simulações de Manobras do Tanque de Provas Numérico da USP aplicado à Busca de Soluções para Escoamento da Produção de Petróleo e Gás Brasileira
Petrobras, USP – TPN e Transpetro
Categoria IV: Resultado associado a projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS”
Título: Tecnologias verdes para a reciclagem de polímeros da indústria do petróleo: transformando resíduos em matérias-primas de valor para a cadeia produtiva
Petrobras, UFRJ – IMA, UFPE – Lateclim
Categoria V: Resultado associado a projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Indústria 4.0”
Título: OtimRota – Ferramenta Computacional para Projeto Conceitual e Otimização de Sistemas Submarinos
Petrobras, UFRJ – LAMCSO, USP – NDF, e PUC-Rio – Tecgraf
A homenagem para Personalidade Inovação do Ano 2019 foi concedida ao engenheiro Marcelo Gattass, pela contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético brasileiro.
A Menção Honrosa – Inovação Operacional 2019 deste ano foi concedida a Marcos Isaac Assayag, pela contribuição à inovação operacional considerando seu relevante reconhecimento profissional no setor da indústria brasileira de óleo e gás.