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Goodyear desenvolve pneu que pode carregar bateria de carros elétricos

Dois pneus-conceito inovadores apresentados pela Goodyear Tire & Rubber Company, no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, podem mudar radicalmente o papel dos pneus de automóveis no futuro. O primeiro conceito – chamado “BHO3” – oferece a possibilidade de carregar as baterias de veículos elétricos, transformando o calor gerado pela rolagem dos pneus em energia elétrica. O segundo conceito – denominado “Triple Tube” – contém três tubos que se ajustam à pressão de enchimento dos pneus, em resposta às mudanças nas condições da estrada, oferecendo novos níveis de desempenho e versatilidade.

“Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro”, disse Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornem mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis.”

O BHO3 Este pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando ele flexiona durante a rolagem em condições normais de condução do veículo. Os materiais utilizados otimizam a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência à rolagem.

À medida que a demanda por carros elétricos cresce, esta tecnologia poderá contribuir significativamente para a solução dos desafios futuros de mobilidade.

O Triple Tube tem três câmaras internas. As câmaras estão localizadas abaixo da banda de rodagem e perto das paredes interiores e laterais do pneu, bem como no centro. O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras individuais, ou tubos. O pneu se ajusta automaticamente – por conta própria – em três posições diferentes com base nas condições da estrada:

– posição Ecológica / Segurança: com a inflação máxima em todos os três tubos – oferece menor resistência à rolagem.

– posição esportiva: com a inflação reduzida dentro do tubo da parede interior – proporciona aos motoristas boas condições de manobra em piso seco por meio de uma área de contato otimizada.

– posição de segurança em piso molhado: com a inflação maximizada no tubo central – oferece alta resistência à aquaplanagem por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu.

Fonte: ANPEI / Goodyear

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