O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, anunciaram, no Palácio dos Bandeirantes, o maior investimento que a região de Bauru recebeu nos últimos 20 anos: cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell – pertencente ao grupo RGE – na expansão de sua fábrica de celulose em Lençóis Paulista – que integrará o 12º Polo de Desenvolvimento, o de Papel, Celulose e Reflorestamento.
“Isso consolida mais um investimento resultante das viagens internacionais que realizamos desde janeiro”, destacou o Governador se referindo ao encontro realizado em Davos, na Suíça, em 23 de janeiro, com Anderson Tanoto, Diretor Mundial do Grupo RGE – do qual a Bracell faz parte. Nossos grandes competidores não estão no Brasil. Nossos competidores estão fora do Brasil. São Paulo, em nome do Brasil, compete internacionalmente, por isso fazemos missões internacionais objetivas, dirigidas, tecnicamente bem elaboradas”, comentou Doria.
Com a expansão, a produção atual da Bracell passará de 250 mil t/a para mais 1,250 milhão de t/a, de forma a atingir 1,5 milhão de t/a até 2021, com impacto direto em 50 municípios – o Projeto Star empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico de implantação e, após sua conclusão, a Bracell empregará mais 2.100 novos trabalhadores diretos de forma permanente na fábrica e na silvicultura, além dos que já estão atualmente empregados. A conclusão deste projeto está prevista para o segundo semestre de 2021.
A criação do 12º Polo de Desenvolvimento tem como foco os setores de Papel, Celulose e Reflorestamento e engloba as seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e 171 municípios.