[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]
DIRETO DO BLOG
NEITEC é aprovado no cadastro da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE)
DIRETO DO BLOG
Circular Economy in Green Businesses in Colombia
DIRETO DO BLOG
NEITEC convida especialista em Propriedade Intelectual e Inovação para palestra
DIRETO DO BLOG
NEITEC irá participar do iLabthon
DIRETO DO BLOG
Agricultura Regenerativa: uma perspectiva de modelo de negócio circular
DIRETO DO BLOG
Lançamento em breve do livro "Catalisando a Economia Circular"!
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular no Cenário do COVID-19
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

DIRETO DO BLOG
O Setor de Borracha na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Políticas públicas voltadas para Economia Circular:
Um olhar sobre as experiências na Europa e na China
DIRETO DO BLOG
Iniciativas de Economia Circular na Indústria do Aço
DIRETO DO BLOG
Potencial do Biogás no Gerenciamento de Resíduos
e Sua Inserção na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Cadeias Produtivas e Governança
no Contexto da Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Uma Visão dos Modelos de Negócios Circulares
DIRETO DO BLOG
Princípios, perspectivas e aplicação
do Chemical Leasing nos processos
de produção visando a sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular Além dos Horizontes
DIRETO DO BLOG
Logística Reversa na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
A Simbiose Industrial além das fronteiras
previous arrow
next arrow
Slider

Total e Amyris comercializam bioquerosene produzido com farneseno

Total, um dos líderes mundiais em energia, e Amyris, empresa líder em produtos renováveis, iniciam a comercialização de um bioquerosene produzido com o farneseno derivado de cana-de-açúcar da Amyris. A comercialização foi anunciada após a publicação da revisão da norma desenvolvida pelo Comitê ASTM, sobre produtos petrolíferos, combustíveis líquidos e lubrificantes, que agora inclui o uso de farneseno renovável como um componente de mistura nos combustíveis para a aviação comercial. O farneseno é um hidrocarboneto líquido, de cadeia longa e ramificada, que é usado como precursor para inúmeras aplicações, desde produtos químicos especiais a combustíveis de alta performance.

Esta última versão da norma permite que um combustível renovável derivado de biomassa, possa ser adicionado na proporção de até 10% ao querosene de aviação de origem fóssil, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O bioquerosene de aviação desenvolvido em parceria pela Total e Amyris atende aos rigorosos padrões de desempenho estabelecidos para Jet A/A1, padrões equivalentes ao QAV-A1 segundo resolução ANP 20/2012, utilizados pela indústria global de aviação comercial.

Como um dos maiores fornecedores de querosene de aviação no mundo, o objetivo da Total é oferecer inovação e tecnologia de ponta para as companhias aéreas atingirem suas metas de sustentabilidade. Amyris e Total pretendem atender ao mercado de aviação comercial mundial. A conformidade com a norma permite que Total e Amyris avancem nas negociações com várias das principais companhias aéreas do mundo, que planejam voos comerciais utilizando combustíveis renováveis, como a GOL, que planeja iniciar em breve suas operações regulares no Brasil utilizado o combustível renovável, reiterando sua meta de consumir no mínimo 1% de biocombustíveis em 2016.

A aprovação do padrão ASTM envolveu uma avaliação completa em toda a cadeia da produção ao consumo, para verificar e garantir que o combustível renovável é compatível com as aeronaves, componentes de motores e demais sistemas. As avaliações incluem diversos testes de motor e voos experimentais. Segundo as empresas, o bioquerosene tem o potencial de proporcionar uma redução significativa dos gases de efeito estufa aliado a um excelente desempenho. O combustível renovável, além de atender os rígidos parâmetros de especificação, mostrou vantagens significativas em alguns quesitos como o ponto de congelamento, alta estabilidade térmica e alto poder calorífico. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) já sinalizou que vai atualizar suas resoluções para combustíveis de aviação de forma a incluir este combustível entre as demais opções de combustíveis renováveis especificadas no país.

Amyris e Total já tomaram medidas para garantir que o combustível seja produzido atendendo os critérios de sustentabilidade atuais. Em maio, a Amyris concluiu o processo de certificação pelos padrões da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), que certificou a primeira planta de produção de farneseno, precursor do bioquerosene, em Brotas no interior de São Paulo.

Fonte: MaxiQuim

REDES SOCIAIS_