A Atlas Renewable Energy anunciou que seu quarto projeto no Brasil, o Complexo Sertão Solar Barreiras, se encontra totalmente operacional. O complexo tem uma capacidade instalada de 117MWp e gerará cerca de 275 GWh por ano. Localizado na Cidade de Barreiras, BA, o complexo passa a integrar o portfólio da empresa, totalizando 421 MWp de projetos fotovoltaicos no país. O total investido no complexo foi de aproximadamente R $ 350 milhões, equivalente a mais de US $ 83 milhões.
O Complexo Sertão Solar Barreiras foi contratado por meio de contratos de compra e venda de energia elétrica (PPA) de 20 anos, decorrentes de leilão patrocinado pelo governo brasileiro em 2017 (Leilão de Energia Nova – 25ª LEN). Projeta-se que os 349.253 módulos da planta gerem 275 GWh anualmente, energia que poderá beneficiar 145.000 famílias por ano e reduzir a emissão de mais de 34.000 toneladas de dióxido de carbono, de acordo com os cálculos da empresa.
A Atlas Renewable Energy tem participado ativamente do desenvolvimento do setor de energia renovável do Brasil nos últimos anos, por meio de investimentos que até agora totalizaram a quantia de R$ 1,3 bilhão, dois quais R$ 600 milhões financiados pelo BNB.
“A Atlas Renewable Energy oferece projetos de larga escala que contribuem para o mercado de energia renovável em constante crescimento na América Latina e fornecem energia limpa de forma confiável aos consumidores. Sempre o fazemos com muita atenção a todos os stakeholders e garantindo, portanto, efeito positivo no ecossistema em geral,“ afirmou Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy, que reconhece o apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil e seu papel na aceleração do investimento em projetos de energia renovável em todo o nordeste do país, além de Bradesco, Banco ABC Brasil e BTG Pactual por apoiarem o projeto Sertão Solar.
“A Atlas Renewable Energy está bem posicionada no mercado brasileiro como um importante ator no setor de energia renovável. Nossa presença cresce continuamente e se consolida cada vez mais. Nossa empresa opera agora, com sucesso, quatro projetos de geração de energia solar no Brasil, quais sejam, São Pedro, Juazeiro, Sol do Futuro e Sertão Solar, representando um total de 421 MWp, e várias outros projetos são esperados nos próximos anos,” disse Luis Pita, Gerente Geral da Atlas Renewable Energy no Brasil, que enfatizou: “O papel da energia solar no nordeste do Brasil e a matriz elétrica do país está aumentando continuamente com forte potencial no mercado de energia livre. A competitividade das energias renováveis no país, combinada com a redução das emissões de carbono, é uma proposta atraente para a maioria d os consumidores do mercado. “