[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular no Cenário do COVID-19
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

DIRETO DO BLOG
O Setor de Borracha na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Políticas públicas voltadas para Economia Circular:
Um olhar sobre as experiências na Europa e na China
DIRETO DO BLOG
Iniciativas de Economia Circular na Indústria do Aço
DIRETO DO BLOG
Potencial do Biogás no Gerenciamento de Resíduos
e Sua Inserção na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Cadeias Produtivas e Governança
no Contexto da Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Uma Visão dos Modelos de Negócios Circulares
DIRETO DO BLOG
Princípios, perspectivas e aplicação
do Chemical Leasing nos processos
de produção visando a sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular Além dos Horizontes
DIRETO DO BLOG
Logística Reversa na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
A Simbiose Industrial além das fronteiras
previous arrow
next arrow
Slider

A Química é Circular

Não é novidade o cenário de crise mundial que assistimos diariamente, caracterizado pelas grandes oscilações de preço das commodities, desperdícios de alimentos, lixo despejado de modo inapropriado, miséria e conflitos civis. Por outro lado, nos encontramos vivendo olhando um futuro que chega acelerado, impulsionado pelasinovações disruptivas como o design modular (em que os produtos são desenhados para serem facilmente desmontáveis), plataformas de compartilhamento (Uber eAirbnb, p.ex.), o desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes e da Inteligência Artificial.

Junto com esses dois cenários, está a Economia Circular, que surge como um novo caminho para a sustentabilidade de forma sistêmica, buscando alinhar prosperidade econômica, social e ambiental e ao mesmo tempo, tentando driblar os obstáculos contemporâneos da atualidade. Neste modelo, os resíduos se tornam novos recursos, a energia deve ser renovável e os componentes tóxicos são eliminados, mantendo o valordas cadeias produtivas.

Nesse contexto, a indústria química assume uma posição de suma importância para o advento da economia circular. Ao impactar diversos setores da economia tanto à jusante como à montante, tem contribuído desde a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, biofertilizantes, plásticos biodegradáveis, entre outros. Com isso, pode atuar como vetor de novos produtos e/ou novos processos que permitam a circularidade de componentes, bem como o uso de fontes alternativas de energia e o desenvolvimento da sustentabilidade.

Por tratar de um conceito em construção, porém de grande potencial, este blog, destina-se à divulgação do conceito da Economia Circular, sua relação com a Indústria Química e, principalmente, à promoção da circularidade gerada pelas inovações consequentes deste modelo. Além disso, acreditamos que enquanto não houver uma quebra de paradigmas necessários às mudanças efetivas, não ocorrerá a transição e, para isso, este blog tem como objetivo atingir não somente o meio acadêmico, bem como a sociedade como um todo.

REDES SOCIAIS_